Roteiro realizado em Ago-Set/2011
Achamos melhor dividir esta viagem em vários posts para facilitar a leitura. Assim sendo... Vamos lá!
Esta foi a primeira vez do Manoéo na Europa e por preferência dele, o foco foi a Itália - sugestão que a Va aceitou de cara, já que daquele país ela só conhecia Milão. O roteiro foi exaustivamente estudado e ficou definido que passaríamos por Veneza, Florença, Pisa, Cinque Terre e Roma. Acabamos acrescentando também Nápoles, pois tínhamos tempo suficiente e queríamos ir a Pompéia.
Achamos melhor dividir esta viagem em vários posts para facilitar a leitura. Assim sendo... Vamos lá!
Esta foi a primeira vez do Manoéo na Europa e por preferência dele, o foco foi a Itália - sugestão que a Va aceitou de cara, já que daquele país ela só conhecia Milão. O roteiro foi exaustivamente estudado e ficou definido que passaríamos por Veneza, Florença, Pisa, Cinque Terre e Roma. Acabamos acrescentando também Nápoles, pois tínhamos tempo suficiente e queríamos ir a Pompéia.
Roteiro Itália 2011 (Google Maps)
TERRESTRE: Seguindo as dicas garimpadas em diversos blogs e guias de viagem, optamos por nos deslocar de trem, que se confirmou ser bem fácil e barato. Compramos todos os tickets pelo site da Trenitalia, ainda no Brasil. A maioria dos bilhetes já levamos impressos, mas alguns precisamos trocar por bilhetes nas estações. Também é possível comprar os bilhetes na hora, em máquinas de auto-atendimento, se você for com roteiro flexível ou indefinido. Muito importante: lembre-se sempre de validar sua passagem (convalida biglietti) nas maquinetas amarelas, localizadas normalmente na entrada das plataformas (binario), antes de embarcar. Caso contrário, multa! E vale observar que todos os trens foram pontualíssimos!
Estação de trem em Cinque Terre.
Roma - A Cidade Eterna.
Além disso, a sequência é diferente do que estamos acostumados... Primeiro antipasti (entrada - opcional), depois primo piato que normalmente é uma massa ou risoto, depois secondi piato que é a proteína (carnes, peixes, etc) e pode ser acompanhada de um contorni (salada e/ou vegetais). Depois você pode pedir dolci (sobremesa), formaggi (queijos) e/ou frutta (frutas da época)! E por fim, para quem gosta, tem o espresso que é maravilhoso em qualquer esquina italiana! E haja espaço no estômago!
Descubra quais são os pratos típicos dos lugares por onde for passar. A culinária italiana é riquíssima e cada lugar tem suas especialidades. Sendo curioso, vai descobrir maravilhas e mais coisas em comum com a nossa culinária do que você imagina! Além disso, a comida faz parte da cultura! Além das dicas de guias e blogs, peça sempre indicação aos nativos, pois pode encontrar ótimas opções, senão as melhores, fora do circuito turístico!
Vários tipos de suspiros na vitrine de uma pastisserie em Veneza
PASSEIOS: Nos museus e atrações que disponibilizam audio guide, alugue! Na maioria dos casos, principalmente nas ruínas (Ex.: Forum Romano - Roma), é imprescindível! Vá, preferencialmente, de tênis ou outro tipo de calçado próprio para caminhar e prepare as panturrilhas! Leve sempre uma garrafa de água na bolsa/mochila, pois dá para enchê-la em fontes de água potável pelo caminho. Nas igrejas NÃO é permitido entrar de short, saia curta e ombros à mostra, portanto, se sair com roupas deste tipo, leve na bolsa/mochila alguma coisa que possa colocar por cima (canga, xales, etc). Informe-se se há passes ou cartões de benefícios para turistas (Ex.: Roma Pass, Venice Card, etc), pois além de descontos, eles podem dar vantagens como não pegar filas em algumas atrações. Mas verifique se vale à pena de acordo com a quantidade de dias que for ficar na cidade.
BAGAGEM: "Pack light!" O ideal é que a sua bagagem pese até 10kg, assim não precisará despachá-la, além de ficar prático para carregar, se você pretende usar o transporte público e economizar o dinheiro do táxi. Ah! Essa dica é ainda mais valiosa se você for à Veneza e se hospedar lá. Há muitas escadarias, pontes e becos por onde terá de passar com a bagagem a tiracolo. Nós levamos uma mochila cada um, além de uma menor para usar nos passeios.
Os banheiros públicos são pagos ($1), pois são mantidos limpos e organizados!
Para finalizar, ficamos muito bem impressionados com o tratamento e atendimento que recebemos dos italianos por onde passamos. Não sei se o fato de nos comunicarmos mais ou menos em italiano ajudou, mas fomos bem tratados! Ah! Acostume-se a usar as seguintes palavras: signore/a (senhor/a), per favore (por favor), con permesso (com licença) e grazie (obrigado/a) - elas podem fazer toda a diferença! Mais detalhes nos próximos posts.
Buon viaggio!
OBS.: Os valores representados com um "$" são em EUROS e as diárias dos hotéis são para quartos duplos e privativos (suítes).
planejo uma viagem à Itália nas férias de julho de 2016, não sei por onde começar e qto devo economizar para tal, só sei que quero ir lá.
ResponderExcluirOi Jeiliane.
ExcluirPor onde começar vai depender de quais cidades você quer conhecer, mas Florença e Roma são paradas obrigatórias! E são cidades que pode usar como base para passeios pelos arredores. O roteiro que fizemos e que esta relatado no blog eh uma boa referencia. Com uma pequena modificação você pode conhecer a famosa Costa Amalfitana no sul: Veneza-Florença-Pisa-Roma-Napoles-Costa Amalfitana... Se tirar Veneza do roteiro, vc pode gastar mais dias em Florença para conhecer a Toscana (interior)! Quanto economizar depende do seu estilo de viagem, mas o mínimo dos mínimos eh EUR $50/por dia, (econômica), hospedando-se em albergues e comendo em lugares baratos. Quando planejamos a nossa viagem fizemos uma planilha simples e pesquisamos o preço dos hotéis, bilhetes de trem, entradas de museus, etc, na internet (tem todos os sites no blog) e com base nela, levamos uma quantia com um pequeno extra e o cartão de credito para eventuais imprevistos. Deu certinho (sem usar o cartão) e o pouco que sobrou gastamos no free shop na volta! Tem guias de viagem especializados em viagens baratas pela Europa! Vale a pena pesquisar... O site http://www.mochileiros.com/ eh um ótimo começo! Foi pesquisando la que nasceu nosso roteiro! Espero ter ajudado. Bom proveito!