quinta-feira, 21 de junho de 2012

15 dias na Itália - 1 dia no Vaticano


Roteiro realizado em Ago-Set/2011

Preferimos separar este post para Roma não ficar cansativa! Então vamos lá...

O nosso Sábado na "Cidade Eterna", na verdade foi dedicado ao Stato della Città del Vaticano. Pois bem... Chegamos cedo, achando que pegaríamos menos fila... Ha-ha! A fila quilométrica dava a volta em parte do muro da cidade! Mas fila à parte, o dia era para isso. 
Cá estamos, fila andando até numa velocidade razoável, enquanto somos abordados por várias figuras querendo vender uma visita guiada através de uma das várias agências existentes nas proximidades do local, cujos agentes ficam 'caçando' clientes na fila. Muito papo, até que fomos convencidos por um brasileiro. Rs... Nós arriscamos... Deu certo, mas ficamos bem desconfiados até entrar!

vat_01
Piazza di San Pietro - Cidade do Vaticano.

Na realidade, a visita guiada pode ser agendada através do website do Vaticano ($31) e vai eliminar apenas uma das filas, a da compra do bilhete, mas esta também pode ser eliminada comprando seu ticket online ($15). A segunda fila é inevitável, pois é a da fiscalização. De qualquer maneira, a visita guiada vale a pena pelas explicações, mas se preferir, alugue um audioguide ($7). Aquele lugar lá é um mundo à parte!

vat_02
Museus do Vaticano - Cortile della Pigna.

Uma vez lá dentro, nossa visita teve início pela Cortile della Pigna, um grande pátio interno, onde nossa guia nos deu algumas explicações gerais antes de passarmos aos Musei Vaticani. Essa visita é padrão e percorre as principais salas dos museus em, aproximadamente, duas horas: Museo Pio ClementinoGallerie dei Candelabridegli Arazzi e delle Carte GeograficheStanze di Raffaello e a Cappella Sistina.
 Uma coleção de arte incrível! Além dessas, você ainda pode visitar o museu egípcio, a pinacoteca e outros.

vat_03
Esculturas diversas e cardápio em mosaico - Museo Pio Clementino.

Para nós, o que mais impressionou mesmo foram os tetos, pisos e afrescos!  Tudo muito trabalhado, cheio de detalhes e efeitos interessantes. No teto da galeria das tapeçarias, as pinturas em perspectiva dão a nítida impressão que se tratam de esculturas! Nos museus é permitido tirar fotos, mas sem uso do flash.

vat_04
Tetos nos Museus do Vaticano.

vat_05
Teto PINTADO da Gallerie degli Arazzi (tapeçarias).

Depois disso, você fica livre para passear por outras salas de exposição e/ou, enfim, passar pela  Cappella Sistina (sem fotos!) e de lá para a Basilica Papale di San Pietro.

vat_06
Gallerie degli Arazzi (tapeçarias).

vat_07
Afrescos na Stanze di Raffaello.

A Basílica de São Pedro é algo indescritivelmente impressionante! Além de enorme, tudo é pintado, decorado, esculpido e com muito ouro! Lá dentro, está a Pietà de Michelangelo, toda envidraçada e atrás de uma corda de isolamento que não deixa chegar muito perto, mas assim mesmo encanta.
 

vat_08
Nave principal da Basílica de São Pedro (esq.) e a Pietá (dir).

Além dela, há outras esculturas super detalhadas e a cúpula gigantesca, projetada também por Michelangelo, toda em mosaico com imagens dos evangelistas (Mateus, Marcos, Lucas e João), uma passagem da bíblia sobre Pedro,  imagens de Jesus, Maria, João Batista, São Paulo, os 12 apóstolos e, na parte mais alta, Deus Pai.

vat_09
Cúpula da Basílica de São Pedro.

vat_10
Esculturas na Basílica de São Pedro.

Saímos pela Piazza San Pietro e tivemos a oportunidade de assistir à troca da guarda do Vaticano. Nada demais, mas foi interessante e até engraçado ver os rapazes naqueles trajes coloridos naquele ritual.

vat_11
Troca da guarda do Vaticano.

vat_12
Fachada principal da Basílica de São Pedro.

Saímos em direção ao Castel Sant'Angelo (Roma) e seguimos nosso passeio, voltando à região do Coliseu para comer.

vat_13
Castel Sant'Angelo visto da outra margem do Rio Tibre.

Tentamos almoçar novamente na Hostaria Isidoro, mas estava fechada então paramos na Trattoria Luzzi ($) que fica na mesma rua e também estava indicada no nosso guia de bolso. Vinho da casa, pão e água... O Manoéo pediu coda alla vaccinara ($8), um prato tipicamente romano... Leia-se rabada! E a Va pediu bucatini all'amatriciana ($6). A comida estava boa e o atendimento foi 'ok'. Ótimo custo-benefício!

No fim do dia passamos mais um tempo no bar do hostel e fizemos uma boquinha de pizza free. Mais tarde, p
ara o jantar, perguntamos na recepção, onde seria o point dos romanos e o pessoal nos indicou o bairro de Trastevere. Para lá não há metrô, mas foi só tomar um ônibus na Termini e chegamos lá rapidinho. Como não nos deram nenhuma indicação específica, o Manoéo resolveu perguntar aos locais. Em resumo, o jantar nem foi tão bom... Tanto que não lembramos o nome do restaurante. A Va se lembra de ter pedido um nhoque que não estava bom... Mas depois do gnocchi perfeito de 5 Terre, ia ser difícil mesmo...

Você tem alguma dúvida? Veja se o 1º post desta série esclarece. Ou mande uma mensagem que a gente tenta responder! Aceitamos sugestões também... Na próxima passagem por lá a gente experimenta! ;)

Próxima estação: Napoli.


OBS.: Os valores representados com um "$" são em EUROS e as diárias dos hotéis são para quartos duplos e privativos (suítes). Os demais valores são por pessoa ou passageiro (pax).


2 comentários:

  1. adorei o post!!! gostaria de saber como funciona pra assistir a missa do papa... aguardo
    obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá ale2808!
    Acredito que não seja tarefa fácil conseguir ver uma missa celebrada pelo Papa. No site do Vaticano tem a programação. Aos Domingos ao meio-dia ele faz um discurso e dá uma benção. Missa mesmo, acho que só em feriados especiais! Dê uma olhada em: http://dicasderoma.com.br/forum/f4/bencao-papa-praca-sao-pedro-domingos-85.html.
    Abraço,
    Va.

    ResponderExcluir