sábado, 25 de maio de 2013

Ah! Minha Barcelona querida...

Roteiro realizado em Ago/2011
(+ memórias de 2001 - By Va)

Voltei 10 anos depois de ter passado lá um dos melhores anos da minha vida. Desta vez, fui somente a passeio e com a missão de, em 3 dias, tentar mostrar ao Manoéo o porquê de ser apaixonada por aquela cidade.

La Sagrada Família e Catedral de Barcelona (2001)

Barcelona foi nossa porta de entrada (e saída) para a viagem que fizemos pela Itália em 2011. Chegamos numa das melhores épocas para se visitar a cidade... O período das "Festes Majors". Mas já já eu falo delas...

Chegamos ao final da tarde e fomos direto para o Hostal Barcelona ($31,5/pax) deixar as mochilas, tomar banho e nos preparar para curtir a noite "Barceloni". O hostel era bem simples, mas o atendimento foi bom e a localização é excelente, pois fica numa rua tranquila, mas bem perto do metrô e das Ramblas que são o coração da cidade. Além disso, o Manoéo acrescentaria que vale a pena pelo mercadinho russo que fica quase na frente e vende cervejas do Leste Europeu a preços altamente convidativos ($1-2)! rs... O hotel foi todo reformado recentemente e, aparentemente, está bem melhor (ver site).

Cerveja barata no mercadinho Russo

Bom... Vamos ao que interessa!

Depois do banho e um breve descanso no hotel, nosso primeiro destino foi o bairro de Gràcia. Jantamos no Bo Restaurant de tapes (Plaça de la Villa), sem planejamento prévio, simpatizamos com o lugar e com a chamada do menu na porta! Simplesmente delicioso! Começamos com uma jarra de sangria e jantamos uma fritada de frutos do mar, o típico pão com tomate e  batatas bravas. hmmm...

Jantar no Bo Restaurant: tapas (petiscos) deliciosas!

Na Catalunya todo município, pequeno ou grande, tem seu próprio festival em comemoração a um santo padroeiro ou coisa parecida, o importante é festejar! No caso de Barcelona os festivais são realizados por cada bairro da cidade em homenagem ao santo da paróquia local, sendo mais famosa a do bairro de GràciaOs moradores enfeitam suas sacadas, se reúnem para enfeitar as ruas, montam barracas para vender comida e bebida, há apresentações culturais, shows e muita, mas muita gente alegre nas ruas. A decoração é levada a sério, pois há um concurso para eleger a melhor.

Decoração em uma das ruas do bairro de Gràcia na Festa Major de 2011.

Como chegamos à cidade no dia 21/08 tivemos a chance de aproveitar o último dia da Festa Major de Gràcia (~15-21/Ago) e também um dia da Festa Major de Sants (21-29/Ago/11).

O bairro de Gràcia fica ao norte da cidade e tem cara de vila por suas ruas estreitas, arquitetura Art Nouveau, praças arborizadas cheias de lojinhas, bares e restaurantes. É um bairro mais frequentado pelos locais e estrangeiros que vivem na cidade, uma vez que os turistas costumam concentrar-se nas atrações ao sul da Av. Diagonal.

Cerveja Belga nas ruas de BCN!

No segundo dia, acordamos cedo e fomos rumo ao Mercado de St Josep, o famoso La Boqueria (Seg-Sab, 8h-20h30), para tomar café. Como acordamos muito cedo para os padrões barceloneses, tudo ainda estava fechado ou abrindo! A cidade começa a ferver mesmo à partir das 9h da manhã.

Mercat de La Boqueria

Demos uma volta por ali até as bancas começarem a abrir e sentamos no Kiosco Universal. Comemos tortilla de cogumelos que estava uma delícia! Para os amantes da fotografia, o mercado é um ótimo lugar para obter imagens bem coloridas e 'suculentas'! Mas lembre-se de pedir permissão aos feirantes!

Café da manhã no Kiosco Universal - La Boqueria

De barriga cheia, fomos fazer o passeio do Bus Turistic ($26/pax/1 dia) que é uma ótima maneira de dar um giro inicial pela cidade, ver os principais pontos turísticos para depois escolher quais deles visitar. Se você tem pouco tempo, este é um programa obrigatório. São 3 rotas, sendo que a vermelha e a azul cobrem as principais atrações da cidade e a rota verde passa pela área que foi revitalizada para abrigar a Vila Olímpica nos jogos de 1992.

Sinal para o ônibus... rs...

Percorremos parte da rota vermelha, passando pela Cidade Velha, Montjuic (infra olímpica), ex-Plaza de Toros que virou shopping (as touradas foram proibidas), etc. No site do serviço tem todos os detalhes para planejar o passeio. O passe vale pelo dia e você pode descer e voltar nos pontos de maior interesse.

Arena de Barcelona - em 2001 assisti  a uma tourada bem aí!
Virou um shopping center.

Na Plaça d'Espanya trocamos para a rota azul para passar pelo Camp Nou, estádio do Barça, afinal o Manoéo é aficionado por futebol. Ah! Bom lembrar que na praça tem a Font Màgica que tem shows de iluminação em horários determinados de acordo com a época do ano e é super lindo!

Camp Nou - Rota azul do Bus Turistic.

Seguimos o passeio e nossa primeira parada foi em La Pedrera (Casa Milà), uma das muitas obras maravilhosas e incríveis do mais famoso arquiteto Catalão Gaudi, que fica na charmosa avenida Paseig de Gràcia. Eu que já havia visitado outras tantas vezes durante aquele ano de 2001, me emocionei mais uma vez... No último andar da construção há um pequeno museu onde é possível conhecer um pouco de como Antoni Gaudi pensava e planejava suas obras mirabolantes, além de visitar a cobertura com suas chaminés decoradas. A visita vale cada centavo ($16,5)!

La Pedrera - Casa Milà by Antoni Gaudi.

Na volta tomamos novamente o ônibus da rota vermelha e fomos para o Port Olímpic com o objetivo de almoçar por lá, conforme recomendações do recepcionista do hotel. E assim fizemos nossa refeição no restaurante La Barca de Salamanca.

Entradas do menu (pão com tomate, fritada de mariscos,
camarão ao alho e óleo, azeitonas e polvo a gallega).

Pedimos um dos menus turísticos que consiste em um cardápio completo, ou seja, incluindo da entrada até a sobremesa. Neste caso havia duas opções ($10 ou $17) e, obviamente, sendo uma viagem 'enogastronômica' pedimos o mais completo por causa do "pulpo a la gallega"  (polvo). Que exagero! Haja comida... A foto acima são as entradas, mas depois disso... ainda veio muito mais!

Mexilhões, paella e crema catalana de sobremesa.

Será que a gente comeu demais!? A paelha não estava muito boa e ficou praticamente intacta. Mas o tal polvo a gallega, razão da extravagância,  estava sensacional! Dali demos uma voltinha no calçadão da praia e depois fomos para o hotel repor as energias para aguentar a noitada na festas do bairro de Sants.

Port Olímpic

No início da noite fomos rumo ao Xampanyet, onde passei algumas das mais divertidas e deliciosas noites em 2001. Queria tanto que o Manoéo pudesse experimentar os bocadillos, os espumantes e a confusão do bar... Mas infelizmente, estava fechado por motivo de férias. Aliás, pesquise e programe bem a época de visita a Barcelona, pois muitas atrações fecham em algum período das férias de verão!

Xampanyet fechado... Jamon com cava em outro bar nas proximidades

Tomamos o rumo do bairro de Sants e paramos em um outro bar pelo caminho para cumprir o objetivo: comer presunto cru e tomar cava (espumante catalão).

Rua temática The Beatles na Festa Major de Sants

As ruas de Sants estavam cheias! Passeamos um pouco e resolvemos ficar na rua cujo tema era The Beatles ao som de uma banda cover. E haja cerveja! Foi bem divertido! Arranjamos uma turma de italianos como companheiros e... haja cerveja! rs...

Manoéo e a cerveja esperando o show começar

Nosso segundo dia de passeio pela cidade foi dedicado a outras obras de Gaudi, começando pela monumental La Sagrada Família ($19). Infelizmente desistimos de entrar, pois o lugar estava apinhado e preferimos fazer o dia render. Eu já havia visitado a basílica em 2001, mas como ela está em constante construção, sempre tem novidades! É uma visita obrigatória! Não deixe de subir numa das torres, vale cada centavo e degrau!

La Sagrada Família

A segunda parada foi o ma-ra-vi-lho-so Parc Güell ($grátis) que fica na parte alta da cidade. Percorra todos os caminhos e não deixe de passar algum tempo descansando no famoso banco curvo de cacos de azulejo e apreciar a vista da cidade. Há apenas uma lanchonete no parque e é bem cara, portanto, leve bebida e algum lanche para aproveitar sem pressa.

Parc Güell - Banco da "Praça da Natureza"

Pausa para o almoço... Comemos uma paella bem gostosa (desta vez) num dos restaurantes das Ramblas que eu não lembro o nome... Mas cuidado... Há muitos lugares para comer por ali, mas normalmente são mais caros e direcionados a turistas desavisados... Melhor sair daquele circuito para fazer refeições melhores e menos caras.

Paella!

Terceira parada: a sensacional Casa Batlló ($20). Inédita também para mim, já que em 2001 ela estava fechada para o público e só podia ser admirada por fora! Ahhh... Se foi de arrepiar para o Manoéo, imagina para a arquiteta que vos escreve... Aqui o audioguide ($incluído) é indispensável, pois há curiosidades sobre os elementos da construção que são incríveis e necessárias para entender de onde saiu aquilo tudo e o porque de certas 'traquitanas'!


Por fim fomos jantar num dos meus restaurantes favoritos em Barcelona, o La Fonda que fica na região das Ramblas na lateral direita da Plaça Reial. O restaurante é bem acolhedor e é um dos lugares onde se come bem, sem gastar uma fortuna. A pedida foi arroz negro (risoto de lulas em sua tinta com bastante alho) e cava. Normalmente há fila na hora do jantar, mas vale a pena.

La Fonda - arroz negro

Barcelona é uma daquelas cidades que convidam a aproveitar cada centímetro dela! As ruas estão sempre cheias, faça chuva, frio ou sol, especialmente no verão quando há uma extensa programação de eventos e festividades ao ar livre. 

Nada de pegar táxis por aqui! Caminhe e aproveite cada passo que der pela cidade. O sistema de transportes públicos é super eficiente e tudo está interligado! Na madrugada, durante o período em que o metrô não circula, há os Nit Bus que circulam pela cidade ligando as principais áreas. 

No próximo post publicarei informações úteis e alguns links para consulta.

Bon profit! Fins aviat!

Nenhum comentário:

Postar um comentário