sábado, 31 de março de 2012

Belém do Pará


Roteiro realizado em Março/2012 

Chegamos numa manhã de Sábado bem cedinho e tomamos um ônibus que nos levaria do aeroporto diretamente para o mercado VER-O-PESO, não fosse uma falha de comunicação (quando for se referir ao dito cujo, diga VER-O-PESO e não mercado) que nos levou na direção contrária. Corrigido o mal entendido, 1h mais tarde chegamos ao destino... Famintos!


Mercado Ver-o-Peso

Não conseguimos encontrar muitas opções para o café da manhã, mas comemos uma tapioca (tapioquinha, para os locais) e descobrimos depois (sem tempo de visitar) que deveríamos ter ido ao Beira-Rio. Bem ali próximo, está o recém restaurado Mercado Municipal com a estrutura toda em ferro inglês.

Casa das 11 Janelas

Seguimos para a Igreja da Sé, passando pela Praça do Relógio. Como era sábado, na madrugada tem a chegada e comercialização dos peixes, portanto estava bem sujo. Dali fomos ao Forte do Presépio (ou Forte do Castelo) e Casa das 11 janelas, na região onde anteriormente localizava-se a sede social do Círculo Militar de Belém.

Forte do Presépio

De lá decidimos caminhar até o hotel e descobrimos que Belém é uma cidade super arborizada e com muitas praças. As tais árvores são mangueiras! É... Acredite! E como diz o ditado popular local: "Ainda bem que é manga. Já pensou se fosse jaca"?! Além disso, vimos vários casarões, palacetes e igrejas do período colonial e da belle epoque espalhados pela cidade, alguns bem conservados, outros nem tanto... Uma pena...


Palacete Bolonha em estilo Art Noveau (1905)

Na hora do almoço fomos ao Mangal das Garças na companhia de um casal de amigos. O Mangal é um parque lindíssimo onde há várias espécies de pássaros nativos - que ficam livres pelo parque - além de um mirante, um borboletário, um orquidário e outras estruturas para visitação. Almoçamos no restaurante do parque, o Manjar das Garças (bufê). Depois demos mais uma volta de carro pela cidade e fomos descansar um pouquinho para poder aproveitar a noite.


Mangal das Garças - aningal com vista do Farol de Belém (mirante) ao fundo

Mangal das Garças - alguns pássaros (maguari, guará, arara, tuiú)


Saímos do hotel (Formule 1 - Belém) e pegamos um ônibus que nos deixou na porta da Estação das Docas, um complexo turístico instalado em galpões restaurados das antigas docas do porto de Belém. O projeto é lindo, a idéia é sensacional e devia ser replicado para todas as cidades turísticas onde existissem áreas desse tipo no Brasil! Os belemenses estão de parabéns pela iniciativa!


             Estação das Docas - passeio na beira do rio

            
             Estação das Docas - galpões onde estão os bares, restaurantes e lojas

Jantamos no Lá em Casa que é um restaurante tradicional da cidade. O cardápio é fantástico. Pedimos um Menu Paraense (um apanhado de coisas típicas, incluindo um suco e um sorvete) e um filé de filhote (peixe típico) no leite de castanha acompanhado de arroz de jambu.

            
                Camarão refogado, salada de feijão fradinho, farofa de pirarucu,
                muçuã de buteco*, pirarucu e filhote fritos com molho de coco.

            
              Pato no tucupi

            
       Maniçoba, acompanhada de uma Cerpa - É claro!

*Muçuã é um tipo de tartaruga que é um prato típico da região, mas a caça do quelônio é atualmente proibida. O chef do restaurante inventou uma receita feita com músculo bovino que, dizem, é idêntico ao original. Nós só podemos dizer que estava uma delícia!

Filhote no leite de castanha com arroz de jambú.

O menu estava fantástico! O peixe e o arroz de jambú também, mas o molho de castanha deixou a desejar (achamos sem graça, perto do restante).  E para fechar com chave de ouro: a SEN-SA-CIO-NAL "Mundico e Zefinha", bolinhos de goma (de tapioca) com recheio de doce de cupuaçu, servidos com sorvete de cupuaçu)! #morriefuiprocéu

           
"Mundico e Zefinha" - sobremesa do Lá em Casa

Depois fomos experimentar o chope da Amazon Beer, mas como o Manoéo estava entupido demais de comida, tomou um copo só e quase explodiu! Experimentamos também a cerveja de bacuri. Bem gostosa, para abrir o apetite... Mas como é bem doce, não dá para beber a noite toda.

Cerveja de Bacuri

No Domingo pela manhã, fomos visitar a Praça da República, onde há uma feira de artesanatos e também todo tipo de coisas que você puder imaginar. Nesta praça fica o Theatro da Paz que é um dos mais antigos do Brasil (inaugurado em 1874) e aproveitamos para fazer a visita guiada ao interior da edificação. É uma visita rápida que vale muito a pena!


Theatro da Paz - Interior da sala de espetáculos.

Theatro da Paz - cadeiras originais restauradas.

De lá seguimos para a casa dos nossos amigos que nos ofereceram um almoço tipicamente paraense. Chegando lá, descobrimos que era na verdade um banquete! rs... Tinha de tudo: pupunha, maniçoba, vatapá, porco no tucupi, farofa, salada de bacalhau, cerveja e ótimo papo! Passamos o dia por lá.


Banquete paraense oferecido por amigos (maniçoba, porco no tucupi, vatapá).

Porco no tucupi - foi a primeira vez que experimentamos esta versão.

No fim da tarde, voltamos à Estação das Docas para fazer o passeio de barco ao pôr do sol. Demos azar porque estava meio nublado, mas o passeio foi divertido e valeu a pena. No barco há uma apresentação de danças típicas e outras curiosidades do local. O melhor seria ter feito este passeio no primeiro dia pois dão algumas dicas sobre lugares para visitar, especialmente bares tradicionais na orla do rio.


Vista da orla de Belém

Demonstração de danças típicas

Na volta, circulamos pelas lojas de artesanatos e lembranças do complexo, depois sentamos para jantar no Amazon Beer e finalmente experimentar os chopes. Comemos a famosa linguiça recheada com queijo e o palmito assado! Uma delícia! Dos 5 tipos de chope – black (escuro, pouco torrado, um pouco doce), river (pilsen exportação, suave e irregular), red (ale, corpo médio e imaturo), forest (pilsen, suave - praticamente um draft) e weiss (trigo, encorpado, bem "fechado") - o que mais gostamos foi o último.

Por fim, para fechar a noite, um sorvetinho na Cairu. Uma delícia!

Ficou o gostinho de quero mais... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário